sábado, 21 de junho de 2014

Reflexão: Somos todos iguais diante das diferenças!

            
 O texto de
Imagem retirada da internet: google.com.br/imagens
Ítalo Calvino intitulado “O modelo dos modelos”, conta a história de Palomar, um senhor que desejava construir um modelo perfeito, que se encaixasse nas mais variadas situações e que fracassa nesta missão ao deparar-se com os seres humanos, tão diferentes uns dos outros e que não se enquadram em modelo algum, traz uma reflexão e um ensinamento muito importante que pude concluir: Jamais poderemos construir moldes, modelos, padrões ou exemplares ao falarmos de seres humanos. Somos todos iguais diante das diferenças existentes. O ser humano é plural, multicultural, é único, misto, diferente.

                O texto acima citado, ainda nos leva mais a fundo, transpondo todas essas diferenças ao universo das pessoas que possuem alguma deficiência. A nós, professoras, que atuamos em sala de aula regular, e também realizamos Atendimentos Educacionais Especializados, ou as vezes estamos no comando da escola, independente de onde estejamos e qual função realizamos, temos a grande responsabilidade de receber crianças e conduzir em sua formação educacional, acrescentando conhecimentos e contribuindo para sua evolução. Devemos ter o esclarecimento e a consciência de que não podemos jamais tolher os sonhos ou privar as experiência que podem ser vivenciadas por nossas crianças, sejam elas ditas normais, ou especiais.  Todos merecem e devem ser tratados iguais, principalmente diante das diferenças, e temos o dever de oferecer as condições necessárias para isso.


                Assim, devemos seguir, disseminando os conhecimentos que temos acerca da educação especial, dissipando ideias e conceitos errôneos, combatendo o preconceito e ações exclusivas, na certeza de que o pouco que fazemos, muitas vezes é o “muito” na vida das pessoas que chegam e saem de nossas vidas. 

                                                                                                                             (Juliana Vieira Prado)

3 comentários:

  1. Sua reflexão confirma que não existe uma regra única para todos. Diante das adversidades somos desafiadas a estar em constante mudança.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pela postagem. Foi uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega,

    Parabéns ótima visão do assunto.

    ResponderExcluir