quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tecnologia Assistiva para crianças com TEA – Autismo



Sabe-se que dentre as características da pessoa com autismo, a comunicação apresenta-se como um grande déficit para a interação social, assim como o desenvolvimento da linguagem, que varia de acordo com a gravidade de cada caso.

A PECS surge como Tecnologia Assistiva para a Comunicação Alternativa, apresentando-se como um método que utiliza uma maneira estruturada para ensinar o indivíduo a se comunicar, visando assim desenvolver a comunicação funcional da pessoa com autismo, proporcionando situações de interação com o outro, evitando dessa maneira a exclusão.

Assim, sugiro como recursos para serem utilizados com crianças que tenham dificuldades de comunicação, logo cedo, na sua primeira infância, alguns modelos de PECS, que visam trazer a funcionalidade para a comunicação das mesmas. Podem ser utilizadas na Sala de Recursos, onde será trabalhado imagem por imagem, até que o aluno perceba o significado e funcionalidade do recurso em questão, bem como na sala regular, no ambiente familiar, proporcionando ao indivíduo a interação no ambiente em que vivem.           
           
Atividades Matinais


Parte do Corpo


Atividades Diárias



Bibliografia


·         BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.




5 comentários:

  1. Importante este resgate da Comunicação Alternativa para o pleno desenvolvimento comunicacional da pessoa com TEA.

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  2. Ter a possibilidade de ampliar a comunicação através da CA é uma oportunidade maravilhosa e que deve ser bem explorada. Um abraço e parabéns pelo seu texto.

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  3. A comunicação alternativa é um excelente instrumento para auxiliar as crianças autistas no desenvolvimento da comunicação. Partir das atividades que o aluno já vivencia, como acordar, vestir, enxugar, entre outras faz com que o aluno relacione melhor a imagem a atividade do dia a dia. Parabéns pela postagem.

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  4. Algumas características das crianças com TGD dificultam a comunicação como a distração, a dificuldade de processar instruções orais, manter atenção e organizar informações que estão recebendo. Esta inabilidade de serem compreendidas afeta o comportamento podendo gerar maneiras inapropriadas para se comunicar.
    Consequentemente, se você estabelecer uma maneira de manter a comunicação, poderá eliminar muitos problemas de comportamento e O PECS é um excelente exemplo de Tecnologia Assistiva para a Comunicação Alternativa.

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  5. Juliana,
    A informação sobre a Tecnologia Assistiva é muito importante para que possamos vencer desafios como também é um instrumento muito construtivo na educação das crianças e jovens com TGD. Estas tecnologias aplicadas e utilizadas de forma correta ajudarão o desenvolvimento deles, além de ser esclarecedor para todos os professores. Parabéns!

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