Sabe-se que dentre as características
da pessoa com autismo, a comunicação apresenta-se como um grande déficit para a
interação social, assim como o desenvolvimento da linguagem, que varia de
acordo com a gravidade de cada caso.
A PECS surge como Tecnologia
Assistiva para a Comunicação Alternativa, apresentando-se como um método que
utiliza uma maneira estruturada para ensinar o indivíduo a se comunicar,
visando assim desenvolver a comunicação funcional da pessoa com autismo,
proporcionando situações de interação com o outro, evitando dessa maneira a
exclusão.
Assim,
sugiro como recursos para serem utilizados com crianças que tenham dificuldades
de comunicação, logo cedo, na sua primeira infância, alguns modelos de PECS,
que visam trazer a funcionalidade para a comunicação das mesmas. Podem ser
utilizadas na Sala de Recursos, onde será trabalhado imagem por imagem, até que
o aluno perceba o significado e funcionalidade do recurso em questão, bem como
na sala regular, no ambiente familiar, proporcionando ao indivíduo a interação
no ambiente em que vivem.
Atividades Matinais
Parte do Corpo
Atividades Diárias
Bibliografia
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BEZ,
M. R. ; PASSERINO, L. M.
Applying
Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group.
In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento
Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better
World Monday. Germany: IFIP
WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando
a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.
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http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com.br/2012/08/pecs-e-umacronimo-para-picture-sistema.html
Importante este resgate da Comunicação Alternativa para o pleno desenvolvimento comunicacional da pessoa com TEA.
ResponderExcluirTer a possibilidade de ampliar a comunicação através da CA é uma oportunidade maravilhosa e que deve ser bem explorada. Um abraço e parabéns pelo seu texto.
ResponderExcluirA comunicação alternativa é um excelente instrumento para auxiliar as crianças autistas no desenvolvimento da comunicação. Partir das atividades que o aluno já vivencia, como acordar, vestir, enxugar, entre outras faz com que o aluno relacione melhor a imagem a atividade do dia a dia. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirAlgumas características das crianças com TGD dificultam a comunicação como a distração, a dificuldade de processar instruções orais, manter atenção e organizar informações que estão recebendo. Esta inabilidade de serem compreendidas afeta o comportamento podendo gerar maneiras inapropriadas para se comunicar.
ResponderExcluirConsequentemente, se você estabelecer uma maneira de manter a comunicação, poderá eliminar muitos problemas de comportamento e O PECS é um excelente exemplo de Tecnologia Assistiva para a Comunicação Alternativa.
Juliana,
ResponderExcluirA informação sobre a Tecnologia Assistiva é muito importante para que possamos vencer desafios como também é um instrumento muito construtivo na educação das crianças e jovens com TGD. Estas tecnologias aplicadas e utilizadas de forma correta ajudarão o desenvolvimento deles, além de ser esclarecedor para todos os professores. Parabéns!