terça-feira, 8 de outubro de 2013

Jogo dos "SETE ERROS" para alunos com Deficiência Intelectual

Olá a todos e todas!

                Hoje proponho como sugestão para trabalhar com alunos que possuam Deficiência Intelectual, um jogo bastante conhecido e bem simples, o Jogo dos Sete Erros, contudo fazendo uma outra abordagem, na verdade uma agregação.

                Antes de mais nada, é preciso que a criança realmente entenda o que está sendo solicitado e para que a utilização do jogo não fique sem sentido, proponho primeiramente trabalhar com a história que jogo trará para verificação das diferenças. Veja o exemplo abaixo:

(Maurício de Souza: Turma da Mônica)

            Para iniciar e antes de propor o jogo das diferenças, sugiro trabalhar com as histórias em quadrinhos, da Turma da Mônica. É interessante que a criança conheça os personagens e se identifique com algum, ouça as histórias e que inclusive, a partir de imagens, as reconte de seu jeito, de acordo com seu entendimento.

                  A depender da história, é possível simular os fatos narrados com acontecimentos do cotidiano da criança, fazendo a transposição de ideias e conceitos. Nesse exemplo, também é possível trabalhar aspectos como: meios de locomoção, diferenças de paisagens, clima, sem esquecer da parte afetiva abordando também a amizade e as relações pessoais.


                Assim, finalmente é possível testar a memória fotográfica e de curto prazo da criança, bem como sua atenção, concentração e motivação diante da atividade. 

8 comentários:

  1. Juliana,esse jogo é muito legal e trabalha a concentração,atenção e as diferenças.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo esse jogo Juliana! Através dele é possível estimular o raciocínio da criança,a sua concentração e outros mecanismos de aprendizagem.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Juliana! Esta atividade é muito rica, com ela, o professor pode investigar as dificuldades enfrentadas pelo aluno e de forma divertida, explorar o conhecimento prévio do aluno, como também, os adquiridos, contribuindo para a evolução conceitual para a aprendizagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Juliana, gostei muito da atividade que sugeriu, esse jogo além de trabalhar com os mecanismos de aprendizagem como por exemplo a atenção e a memória, é muito divertido e pode ter diferentes níveis de complexidade, podendo dessa forma atingir idades e níveis de deficiência intelectual diferenciados

    ResponderExcluir
  5. Gostei das sugestões, Juliana. Você propõe ao aluno vários desafios, onde ele pode desenvolver melhor a percepção visual, compreensão de história, o desenvolvimento da linguagem... de maneira divertida e significativa.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sugestão do Jogos dos sete erros e além de trabalhar a atenção e memória podemos estimular a comunicação oral pedindo que o aluno descreva a cena e quais foram os erros encontrados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Juliana,
    Muito interessante a sua sugestão, pois este tipo de jogo faz com que seja estimulada a atenção, a concentração e a memória.Como também pode ser usado com outros alunos da escola.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju! Gostei muito do jogo pesquisado, pois estimula os mecanismos de aprendizagem, tais como atenção, concentração, memória e metacognição. Além disso, pode também ser explorado a exposição ideias da imagem de forma divertida e prazerosa.

    ResponderExcluir