quinta-feira, 11 de julho de 2013

Papel do professor de AEE e importância dos estudos de caso

         De acordo com os conceitos estudados na disciplina de AEE, compreendi que as salas de recursos multifuncionais tem a função suplementar e ou complementar, visando à transposição de barreiras que impedem a aprendizagem e socialização do aluno com deficiência, oferecendo dessa maneira, o atendimento educacional especializado, cabendo ao professor que atua nesta sala um papel multifuncional, multidisciplinar e um olhar diferenciado diante do obstáculo imposto.

         Nesse sentido, faze-se primordial que o professor de AEE se articule com o professor de sala regular, professor de educação física e demais professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e com a comunidade escolar, a fim de reconhecer as habilidades e as necessidades do seu aluno.

         Não obstante, é incumbência do professor de AEE, a elaboração e execução de um plano de trabalho, sendo este discutido com todos da equipe escolar. Para tanto, é de fundamental importância que o professor de AEE, faça um estudo de caso para que possa identificar da melhor maneira como e porque determinado problema é ocasionado, fazendo se possível, entrevistas com o professor de ensino regular, com os familiares e ouvindo o próprio aluno, buscando detectar a origem do problema e sanar ou atenuar suas dificuldades, sejam elas de aprendizagem, de interação, de cognição, locomoção, motora, ou várias, ou outras.

         É também pertinente ao professor de AEE, elaborar recursos pedagógicos, adequados e, ou, adaptados, que colaborem com a mediação de conteúdos e auxiliem no processo de ensino/aprendizagem, fazendo uso de tecnologia assistiva quando necessário, levando sempre em consideração as necessidades específicas do educando.


         Assim, entendi que com o plano de AEE é possível traçar os objetivos esperados, estabelecer o tempo de atendimento, determinar as atividades que serão desenvolvidas no período de tempo, selecionar os materiais que serão utilizados e produzidos, estabelecer as parcerias que serão necessárias para o aprimoramento do atendimento e definir como será a avaliação. 
          
          Com isso, espera-se que o aluno com necessidades especiais possa elevar sua autoestima, exercendo sua autonomia e ampliando suas relações no convívio social, sem esquecer sua participação e motivação em sala de aula regular.

6 comentários:

  1. Gostei muito do sue comentário,e concordo plenamente com você. Parabéns!!!

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  2. Juliana,
    Muito pertinente as suas colocações a respeito do papel do professor do AEE. As atribuições são muitas, mas com empenho e dedicação os obstáculos são vencidos.
    Abraços!

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  3. Oi Ju,

    Tenho pensando muito sobre essa questão da multifuncionalidade do professor da SRM e um conceito que agreguei nos últimos estudos é que este professor é multifuncional, mas não é solitário de modo que seu trabalhado deve agregar diferentes parcerias para se tornar mais preciso e eficiente

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  4. Juliana, quantas atribuições tem esse profissional, não é mesmo? Ficou bastante claro no seu texto as funções do professor do AEE e sua atribuição na confecção de uma plano de atendimento individualizado. Cada aluno é único e observar é a melhor maneira desse profissional atingir seu objetivo.
    Parabéns.

    Amanda

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  5. Eh verdade meninas, em meio a tantas dúvidas a única certeza que temos que para vencermos esses obstáculos temos que ser perseverantes e acima de tudo entender que não estamos sozinhas.. abraços!

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  6. Juliana, precisamos estar atentas para o uso de determinadas terminologias. Faz-se necessário realizar uma limpeza conceitual tendo em vista que termos como "Necessidades Educacionais Especiais" não condizem com a perspectiva da nova política de educação inclusiva!

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