Conquistas
e dificuldades em ser aluno à distância
Juliana Vieira Prado Aracaju, 28/04/2013.
Com os avanços tecnológicos, o rápido
acesso as informações decorrentes de uma globalização acelerada de todo o mundo
e o aperfeiçoamento das mídias e tecnologias, as mudanças em vários setores
sociais são constates. Não obstante, o processo de ensino e aprendizagem se
configura neste cenário como parte integrante dessas transformações. Dessa maneira, o surgimento de aulas, cursos e
uma educação online ou a distância não é mais algo raro ou inconcebível nos
dias atuais.
Apesar
desta modalidade de ensino se apresentar como realidade no cenário educacional,
é tratada para muitos, principalmente os alunos e professores, como algo novo e
inexplorado e ainda perpassa por alguns ajustes e adaptações, passíveis a
quaisquer novas implementações que ocorram no setor educacional.
Entre os aspectos positivos trazidos
pela educação a distância destaca-se a flexibilidade de tempo e espaço, o
rápido acesso as informações, o incentivo à pesquisa e a construção do
conhecimento, atrelado ao comprometimento do aluno. Para que isto ocorra faz-se
necessário que todos os envolvidos na educação, como as instituições, os
diretores, os professores e os alunos adotem uma postura ética e responsável,
comprometida com o processo de ensino aprendizagem, para que esta se dê de
maneira efetiva.
Já as entraves relacionadas à educação à
distância estão diretamente relacionadas a desmotivação durante o decorrer do
curso, bem como a desorganização pessoal do aluno, que tende a dificultar a
aprendizagem, o que em um curso presencial poderia ser resgatado mais
facilmente como afirma Moran: “[...] Esses alunos pouco a pouco vão deixando de
participar, de produzir e muitos têm dificuldade, a distância, em retomar a
motivação, o entusiasmo pelo curso.”
Assim, acredito que como num curso
presencial, em curso a distancia, a aprendizagem significativa, bem como a
obtenção de novos conhecimentos, depende que todos os envolvidos no processo
educacional estejam comprometidos com a efetivação do mesmo.
Parabéns, Juliana! Gostei da produção, da criatividade do blog. Sucesso amiga!
ResponderExcluirOlá, Juliana! Parabéns, pois suas colocações tem tudo haver com a prática do papel do professor na SRM na escola. Beijos!!!
ResponderExcluirEspero que possamos fazer a diferença em nossa prática, na SRM, integrando diferentes conhecimentos da educação inclusiva aos conteúdos curriculares em sala de aula de ensino regular, possibilitando assim o fortalecimento da aprendizagem dos alunos especiais de forma significativa, interativa e colaborativa. Beijos!
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