domingo, 26 de maio de 2013

Conquistas e Dificuldades em ser um aluno a distância


Conquistas e dificuldades em ser aluno à distância
 Juliana Vieira Prado Aracaju, 28/04/2013.

         Com os avanços tecnológicos, o rápido acesso as informações decorrentes de uma globalização acelerada de todo o mundo e o aperfeiçoamento das mídias e tecnologias, as mudanças em vários setores sociais são constates. Não obstante, o processo de ensino e aprendizagem se configura neste cenário como parte integrante dessas transformações.  Dessa maneira, o surgimento de aulas, cursos e uma educação online ou a distância não é mais algo raro ou inconcebível nos dias atuais.
          Apesar desta modalidade de ensino se apresentar como realidade no cenário educacional, é tratada para muitos, principalmente os alunos e professores, como algo novo e inexplorado e ainda perpassa por alguns ajustes e adaptações, passíveis a quaisquer novas implementações que ocorram no setor educacional.
         Entre os aspectos positivos trazidos pela educação a distância destaca-se a flexibilidade de tempo e espaço, o rápido acesso as informações, o incentivo à pesquisa e a construção do conhecimento, atrelado ao comprometimento do aluno. Para que isto ocorra faz-se necessário que todos os envolvidos na educação, como as instituições, os diretores, os professores e os alunos adotem uma postura ética e responsável, comprometida com o processo de ensino aprendizagem, para que esta se dê de maneira efetiva.
         Já as entraves relacionadas à educação à distância estão diretamente relacionadas a desmotivação durante o decorrer do curso, bem como a desorganização pessoal do aluno, que tende a dificultar a aprendizagem, o que em um curso presencial poderia ser resgatado mais facilmente como afirma Moran: “[...] Esses alunos pouco a pouco vão deixando de participar, de produzir e muitos têm dificuldade, a distância, em retomar a motivação, o entusiasmo pelo curso.” 
         Assim, acredito que como num curso presencial, em curso a distancia, a aprendizagem significativa, bem como a obtenção de novos conhecimentos, depende que todos os envolvidos no processo educacional estejam comprometidos com a efetivação do mesmo.

3 comentários:

  1. Parabéns, Juliana! Gostei da produção, da criatividade do blog. Sucesso amiga!

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  2. Olá, Juliana! Parabéns, pois suas colocações tem tudo haver com a prática do papel do professor na SRM na escola. Beijos!!!

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  3. Espero que possamos fazer a diferença em nossa prática, na SRM, integrando diferentes conhecimentos da educação inclusiva aos conteúdos curriculares em sala de aula de ensino regular, possibilitando assim o fortalecimento da aprendizagem dos alunos especiais de forma significativa, interativa e colaborativa. Beijos!

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